segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tema: Gincana da Leitura

Escola: Leônidas de Araújo Castro
Direção: Aglauci Silva Braga
Vice-Direção: Neuza e Lourdes
Coordenação: Adeilde E Rita
Profª Bibliotecarias: Wilian Nástia Melo e Souza e Elielma
Tema: Gincana da Leitura

A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer, sendo uma necessidade básica do ser humano indispensável à saúde física e mental, o lazer não pode estar dissociado do prazer.
Objetivo: Despertar o gosto da leitura; libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele  sozinho procure os seres caminhos literários.
Desenvolver o senso de solidariedade.

Desenvolvimento da gincana

·        Haverá somente 02 equipes em cada turno.
·        O número mínimo de participantes será de 15 e máximo 20.
·        Esta ação será desenvolvida pelos alunos do Ensino Fundamental II, ou seja alunos de 5ª a 8ª séries.
Obs: Os alunos do Ensino Fundamental I participaram da torcida bem como os alunos que não inscritos nas equipes.

Organização: Biblioteca Zenilda Correia Martins na Escola
Avaliadores: Direção e sua equipe, bibliotecárias professores, convidados.

Regulamento

·        A gincana será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas pelos grupos nas datas previstas.
·        Algumas das provas serão realizadas em horário oposto ao qual a equipe estuda.
·        A cada tarefa serão atribuídos pontos em total previamente combinado.
·        A organização e a disciplina do grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinação dos trabalhos apresentados determinação maior ou menor pontuação, chegando anulação da terefa.
·        Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la, bem como o mascote e o nome da equipe, sempre relacionado ao mundo literário.
·        Cada membro será responsável pelo sucesso de seu grupo, cabendo o líder a sua participação e a tarefa de coordenar os trabalhos.

Da premiação

·        Será premiada a equipe vencedora (apenas 1º e 2º lugar ).
·        Prêmios – Serão variados: Troféus, medalhas, livros, bombons e...

Tarefas:
1ª Tarefa

Cada equipe deverá se apresentar na hora do intervalo com: Seu grito de guerra, mascote (explicando o porquê da escolha do nome e do mascote do grupo).
·        Deverão contar um música que antes fora um poema.

Data: 17/09/10 às 9:45
Valerá: 100, 75 pontos.

 2ª Tarefa

Escolher um livro da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger a mais interessante.
Data:__________________   Pontuação: 100, 75, 50
Duração: 15 minutos
Obs: Fazer a dramatização usando fantoches confeccionados pelo grupo.

3ª Tarefa

Desfilando – Organizar um desfile das personagens de um dos livros da lista, caracterizados de forma a serem facialmente identificados.
Obs: Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem na história com fundo musical.
Data: _________________ Pontuação: 100, 75, 50
Duração: 10 a 20 minutos

4ª Tarefa
No baú da leitura o aluno encontrará vários livros de diferentes gêneros literários.
·        Cada equipe pegará 02 livros para lerem em seguida montarão uma proposta de divulgação das obras através de cartazes, panfletos usando a criatividade de que quiserem na propaganda.
·        Na apresentação desta tarefa cada equipe escolherá 03 públicos de séries diferentes para divulgar seu apelo ao leitor.
·        Lembrando que quanto mais as equipes usarem métodos inovadores obterá a pontuação desejada.
Data: _______________   Pontuação: 50, 30, 20
Duração: 10 minutos.

5ª Tarefa

Cada equipe deverá apresentar uma parodia e um poema que enalteça a Biblioteca Zenilda Correia Martins.
Serão analisados:
Expressão do narrador da poesia (emoção, segurança originalidade).
·        Sintonia do grupo ao cantar a paródia e a originalidade.
      Data: ________________Duração: 20 minutos  Pontuação: 100, 75, 50


6ª Tarefa

Esta tarefa exige esforço intelectual dos representantes das equipes, pois responderão perguntas escritas relacionadas a temas atuais, autores estudados durante  o projeto de leitura, livros e gêneros literários.
Obs: Todos deverão estar preparados pois será feito sorteio três representantes por equipe.
Data:_______________________ Pontuação: 5 por cada acerto
Duração 20 minutos

7ª Tarefa

Livro mais velho: As equipes deverão trazer a edição do livro mais velho existente na cidade.
Obs: O ano de publicação deve estar legível.

·        Autores locais: AS equipes deverão reunir o maior número de livros de exemplares de diferentes livros de escritores de Santa Maria e São Félix.

8ª Tarefa

As equipes deverão apresentar livros para serem doados para Biblioteca Zenilda Correia Martins.
Obs: Não valem livros danificados ou didáticos.

Poemas: Vale 10 pontos cada
Contos : Vale 20 Pontos Cada
Romance: Vale 30 pontos cada
Crônicas: Vale 40 pontos cada
Teatro: Vale 50 pontos cada

9ª Tarefa

Cada equipe apresentará um momento cultural que poderá ser:
·        Um musical, dança, cena de comédia ou dramatúrgica.
·        Obs: as animações dos grupos também serão pontuadas.




Um comentário: