quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PPP - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
HISTÓRICO: A Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro, situada à rua Clériston Andrade, no município de São Félix do Coribe, foi inaugurada e começou a funcionar em março de 1.994, na gestão do prefeito Edson José da Silva. Recebeu esse nome em homenagem ao Major Leônidas Castro, político que chegou nesta região no início do século XX e viveu no povoado que deu origem à cidade de São Félix do Coribe.
 Foi construída para atender o ensino fundamental e médio (na época, primeiro e segundo graus), oferecendo o curso profissionalizante de Técnico em Contabilidade. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9.394/96 que atribui aos municípios a competência de oferecer o ensino infantil e, com prioridade, o ensino fundamental, o ensino médio passou a ser obrigatoriedade do Estado, deixando aos municípios a possibilidade de também oferecer esse nível de ensino depois de garantirem os níveis prioritários de sua competência. Assim sendo, em 1999 concluiu-se a última turma de Técnicos em Contabilidade, extinguido, portanto, o curso e passando a trabalhar apenas o ensino infantil e o ensino fundamental.
Em todo o seu histórico, a Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro teve como diretoras: Terezinha Novais Costa, Maria José Pompeu Sodré, Maria de Lourdes Santos das Neves e Aglauci Silva Braga.
SITUAÇÃO FÍSICA: A escola apresenta uma boa estrutura física, com oito salas de aula bem arejadas e iluminadas, três banheiros masculinos e três femininos, uma sala de professores, uma secretaria e uma diretoria. No entanto não possui quadra de esportes, e por essa razão, as atividades práticas das aulas de Educação Física , bem como outras atividades esportivas acontecem em uma das quadras públicas do município.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS: O corpo docente é formado por 32 professores e professoras efetivados pelos concurso público realizados em 1995, 1998 e 2005. Mais de 90% destes, ou terminaram o curso superior de licenciatura em Pedagogia ou estão cursando. No entanto não há professores com licenciatura específica na área/disciplina que atuam.
Há apenas uma coordenadora pedagógica  responsável pelo acompanhamento das atividades dos três turnos de funcionamento da escola. A  administração da escola é composta por  uma diretora, três vice-diretoras, cada uma responsável por um turno, e duas secretárias.
No que se refere aos recursos materiais, as salas de aula são estruturadas com mesas e cadeiras e quadro branco par utilização com pincel; possui aparelhos de multimídia (televisão, aparelho de DVD, vídeo cassete); fitas VHS e DVDs voltados para conteúdos das disciplinas; mapas físicos e políticos do Brasil, das regiões brasileiras e mapa mundi, alguns kits: quebra-cabeça, dominós e materiais de montagem em EVA; microscópio, bússolas, termômetro, entre outros.
GESTÃO DA ESCOLA:  A Direção é formada por uma equipe indicada pelo executivo municipal e busca realizar suas funções respeitando as orientações da Secretaria Municipal de Educação e buscando realizar as funções administrativas através do diálogo, mas conforme avaliação realizadas pelos professores e professoras, ainda é necessário melhorar a democratização da gestão escolar.  Busca trabalhar em conjunto com a Associação de Pais e Mestre (APM),  eleita para um exercício de dois anos consecutivos.  O Grêmio Estudantil foi estruturado, realizado a  eleição da primeira diretoria, mas não houve a continuidade das ações. A relação com toda a comunidade educativa se dá  de forma mais direta nos Conselhos de Classe que acontecem a cada unidade letiva e nas reuniões extraordinárias, além do contato direto com pais, mães e responsáveis daqueles estudantes  em situações de dificuldade de aprendizagem ou de baixa freqüência.

Na avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação através da Prova Brasil e Censo Escolar que determinou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da Escola Leônidas de Araújo Castro, no ano de 2005 tivemos o seguinte resultado: séries iniciais: 3,9  e  séries finais: 2,6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário