quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PPP - CONTEXTO DA ESCOLA

CONTEXTO DA ESCOLA


AMBIENTE SOCIAL, CULTURAL E FÍSICO:  Situada em uma região de significativa heterogeneidade social, a Escola está localizada no centro da cidade com áreas em seu entorno marcada por uma diversidade social.  Assim, ao longo dos anos teve também o privilégio de receber  uma clientela heterogênea e múltipla, exigindo o compromisso com uma ação educativa que atendesse essa diversidade.
A maioria da comunidade educativa pertence à classe baixa de forma que muitas mães dos estudantes  ainda são  donas de casa que não exercem uma profissão fora do lar. Há também filhos de professoras/professores e outros funcionários públicos, pequenos agricultores, pedreiros, mecânicos, entre outros. No tocante à escolaridade dos pais, mais de 80% deles não concluiu  o ensino médio e ainda tem alguns pais analfabetos.
Alguns têm como lazer a prática de futebol e fazem caminhadas diariamente. A principal forma de entretenimento para a grande maioria de pais, mães e estudantes são os programas de televisão, principalmente os de auditório, as telenovelas e os programas infantis. Destacam  alguns estudantes que tem a leitura como forma de lazer, mas pouco são os pais  e mães que desenvolveram esse hábito. Das festas populares, destaca-se a participação nas festas juninas. A atividade religiosa ainda é muito presente, de forma que sendo seguidores do cristianismo, muitos praticam o catolicismo e/ou religiões evangélicas e assim, participam das festividades religiosas.
No que se refere aos espaços de lazer, a comunidade educativa conta com duas  quadras poli esportivas públicas e duas praças, não havendo nenhum clube ou espaço semelhante para atividades de lazer.

Não há transporte coletivo e, a grande maioria dos estudantes, faz o trajeto residência/escola a pé. Apenas alguns estudantes utilizam  o serviço de moto-táxi outros são trazidos pelos pais e mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário