quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PPP - JUSTIFICATIVA E HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO

JUSTIFICATIVA E HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO


Vivenciamos na sociedade brasileira uma realidade complexa e contraditória.  Ao mesmo tempo em que se encontra em plena era dos avanços tecnológicos e científicos, convivemos com os graves problemas sociais, acumulados ao longo do tempo por uma sociedade marcada por relações de poder e  privilégios  altamente  excludentes   que  reproduziram  um alto nível  de  desigualdades e injustiças,  deixando a margem do desenvolvimento econômico e social grande parte de seu povo. É nesse contexto, que a Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro elabora o seu segundo Projeto Político Pedagógico, ciente da co-responsabilidade no que se refere à realidade social.
A lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei 9.394/96) determina que cabe aos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica mas, muito além da determinação legal, vários foram os  desafios que nos motivaram à elaboração do Projeto Político Pedagógica. Dentre eles podemos destacar:
O fato de o Projeto Político Pedagógico da escola, definido para o período  2001 - 2008 não ter passado anualmente pelo processo de acompanhamento e avaliação tornando difícil a sua implementação.
A urgência de reafirmar o compromisso com uma educação pública e de qualidade para todos, que proporcione aos estudantes o desenvolvimento das competências e das habilidades cognitivas, sociais e afetivas, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de atuar com dignidade, justiça e responsabilidade na sociedade em que vivem;
A necessidade de desenvolver atividades que mantenham interligadas a dimensão política e a dimensão pedagógica da Escola, uma vez que compreendemos a dimensão política como o compromisso com os interesses reais e coletivos da população escolar e a dimensão pedagógica como as ações educativas necessárias para que a escola cumpra com o seu propósito e sua intencionalidade e, que uma não pode ser priorizada em detrimento da outra.

A ausência de uma proposta curricular para direcionar os trabalhos das disciplinas e das séries, considerando as especificidades e as possibilidades de intercâmbios com outras disciplinas e séries;
O desejo de realizar ações mais integradas superando o isolamento das séries e das disciplinas, buscando aperfeiçoar as metodologias e estratégias  desenvolvidas na escola.
Todas as motivações e desafios acima apresentados justificam o compromisso com a elaboração e implementação do presente Projeto Político Pedagógico.
No decorrer do ano de 2006, nos encontros de Atividades Pedagógicas, a Coordenação juntamente com os professores e professoras definiu os passos a serem assumidos na construção do Projeto Político Pedagógico e, a partir daí, construiu-se um cronograma para a realização das principais ações.
O primeiro passo foi a elaboração da etnografia da Escola que, conforme definindo nos encontros, buscou  envolver todos os pais e estudantes. Estes, através de um questionário entrevista, responderam perguntas relacionadas às principais características sociais, econômicas e culturais de suas famílias. Em seguida,  procedeu a catalogação dos dados das entrevistas  concluindo assim, o levantamento da realidade social, cultural e econômica dessa comunidade escolar
Com todos os dados catalogados, no mês de abril do ano de 2007, em um encontro que contou com a presença de toda a comunidade escolar (pais, mães, estudantes, professores, professoras, direção, coordenação pedagógica e Associação de Pais e Mestres) foi realizada a avaliação das ações da Escola Leônidas de Araújo Castro. Os participantes, distribuídos em grupos, fizeram uma reflexão das dimensões filosófica, pedagógica, comunitária e administrativa desta instituição educativa.
A partir dos seguintes questionamentos - Que tipo de ser humano e de sociedade queremos construir? Qual deve ser o papel da escola em nossa realidade? Qual deve ser o papel da família? O que deve ser trabalhado na escola? Como desejamos a metodologia e a avaliação? Como desejamos a disciplina e a relação professor-aluno? Como desejamos o relacionamento na escola e dela com a comunidade? Como desejamos a comunicação na nossa escola? Como desejamos a organização administrativa da escola? -
 os grupos fizeram uma avaliação da escola que temos e apresentaram as propostas para construirmos a escola que queremos.
E, ainda no mês de abril de 2007,em um encontro com a participação de direção, coordenação pedagógica, professores, professoras e Associação de Pais e Mestres, foi concluída a primeira parte do Projeto Político Pedagógico da Escola, definindo que, considerando a etnografia da escola, a avaliação e as propostas apresentadas pela comunidade escolar a coordenação, professores e professoras elaborariam a proposta curricular da Escola Municipal Leônidas de Araújo Castro. E esta foi uma ação que exigiu da equipe um árduo e gostoso trabalho de muitos estudo e discussões para atender os anseios da comunidade escolar e o compromisso de  garantir a formação plena do educando.

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