quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E REALIMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACOMPANHAMENTO,  AVALIAÇÃO E REALIMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O acompanhamento do projeto se dará em todos os momentos de planejamento das ações administrativas e pedagógicas, de forma que no início de cada ano letivo deve se elaborar o Plano de ação, definindo as ações a serem executadas no referido ano letivo.
Cabe à direção e à Coordenação Pedagógica da Escola a responsabilidade de articular e proporcionar   momentos para reflexão e implementação do PPP,  seja nos encontros específicos com professores e professora ou nos momentos que exigem a participação de toda a comunidade escolar.
A avaliação deve acontecer no final da realização de cada ação, envolvendo estudantes, professores, professoras, coordenação pedagógica e direção da escola e, no início de cada ano letivo deve acontecer uma avaliação sistemática com a participação de toda a comunidade escolar para avaliar se os objetivos e metas definidos foram alcançados no ano anterior e apresentar propostas para a realimentação e  execução do Projeto Político Pedagógico no ano em curso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 ALARCÃO Isabel (org). Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora,2001.

BRASIL. (1996). Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: n. 9.394/96. Brasília, MEC.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora 1992.

_______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo: Loyola.

MENEGOLLA, Maximiliano  e Sant’Anna, Ilza Martins. Por que planejar? como planejar ? : curriculo, area, aula. Petrópolis :Vozes, 2003.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003 – guia da escola cidadã

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1987.

____. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA Ilma Passos a. e FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2001.

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